(47) 3041-2426 viax@viaxedu.com Acessar Área do
Empreendedor
Área do aluno
Blog
As relações humanas na era digital
16/02/2015



Desde o surgimento do telégrafo e, posteriormente, do telefone, nunca se viu uma evolução tão rápida quanto a que se está presenciando atualmente. Nos últimos 50 anos, com o rádio, a televisão e a informática, o mundo tem experimentado mudanças nunca imaginadas.

Quem diria, há pouco tempo, que o mundo se tornaria como que o “quintal de nossa casa” podendo ser visto com apenas um clique?
Dois conceitos têm balançado e revirado a cabeça de muita gente. O primeiro deles é o de tempo: navegando pela Internet, rompemos com as barreiras do dia e da noite, e o que levaria meses, até anos, para ser elaborado está à nossa frente numa velocidade vertiginosa. O outro conceito é o de espaço. Se nossos antepassados levaram meses em sua trajetória de migração, hoje, nos conectamos com qualquer lugar do mundo num instante.

Administrar relacionalmente essas mudanças tem sido uma “loucura”. Os paradigmas mudam a todo o instante. O que era “de ponta”, hoje pela manhã, já à tarde não será. O celular lançado semana passada é “jurássico”, o computador do ano passado está ultrapassado. O ser humano está preso nessa história. Se, por um lado, o advento das tecnologias de informação tem cada vez mais democratizado o acesso ao uso dos meios, por outro lado, vemo-nos numa situação conflitante. Mesmo com as novas tecnologias, parece que as relações humanas nunca estiveram tão em crise quanto agora.

Realizamos uma pesquisa entre jovens estudantes de Comunicação para analisar o consumo midiático deles e suas relações comunicacionais. Acreditávamos que, como futuros profissionais da área, esses estudantes estivessem sendo capacitados como pensadores de comunicação mais do que como apenas técnicos ou cumpridores de uma “pauta pré-definida”. Os resultados da pesquisa foram assustadores: foi constatada preferência pelo relacionamento via e-mails, chats, celulares, em detrimento da presença física. A relação está se dando entre códigos infotécnicos que, embora nos representem, não são tudo o que somos. O corpo, as sensações, os sentimentos, o olhar não estão presentes. Os códigos infotécnicos podem até ser conceitos ampliados que tentam nos remeter ao real, mas são um simulacro, ou seja, um mundo apenas imaginário. Cada vez mais nos afastamos de nós mesmos.
Não podemos, contudo, ser catastróficos. Os avanços tecnológicos da era digital têm contribuído muito para um amadurecimento da humanidade. Percebemos a aldeia global, reconhecemos o diferente, unimos forças para lutar por um mundo mais justo e solidário. Usamos a rede para conectar forças em favor da paz. Ainda assim, estamos longe de uma verdadeira comunicação, que nos valorize e nos permita reconhecer-nos como humanos.
O grande desafio desta era, que está apenas começando, será não perder de vista o fato de que tudo deve existir em função da qualidade de vida dos seres humanos e de todo o cosmo. Jamais poderemos aceitar uma construção virtual que nos torne apenas códigos de barra, “chipados”, para a comercialização ou a exclusão. Somos muito mais do que isso.

Edemilson Canci
Especialista em Comunicação pela PUC SP





 
Categorias

Dicas de Sucesso


Tags

autoestima comunicacao alfabeto confianca emocao diccao fala empreendedor sucesso relacoes humanas era digital prosperidade riqueza conquistas semear empreendedorismo
Newsletter
(47) 3041-2426 viax@viaxedu.com Redes Sociais
       

Menu Institucional

» Home
» Sobre nós
» Cursos Online
» Cursos Livres Presenciais
» Educação Corporativa
» Dúvidas Frequentes
» Blog
» Contato
Certificados
Formas de Pagamento