(47) 3041-2426 viax@viaxedu.com Acessar Área do
Empreendedor
Área do aluno
Blog
Como melhorar a fala?
23/02/2015



Quando nascemos o bebezinho não sabe falar nenhuma palavra. Aprendemos falar por imitação. Daí um cuidado muito grande que devemos ter com as crianças, pois elas irão falar quando adultos na forma como as pessoas mais próximas falavam nos primeiros anos de sua vida. É interessante perceber que um bebe mesmo sem saber falar palavras é altamente persuasivo, convincente. Ele descobre que pode determinar as ações e reações das pessoas através do seu choro. Experimente deixar um bebe no berço chorando a noite toda dentro da sua casa ou apartamento. Hehhehehehe...Não tem como alguém terá que acordar e ir ver o que ele precisa, leite, mamadeira, fraldas limpas, colinho, atenção, seja lá o que for. Com um bebezinho já começamos a aprender algo bem importante para quem quer ser um bom orador: ter estratégias. Note que o choro dele para determinar a reação de quem estiver por perto é uma estratégia altamente convincente. Não tem como não ouvir e tomar uma atitude.

O bebê é um excelente orador e ainda nem sabe pronunciar uma palavra. E você que sabe falar muitas palavras por que não é um bom orador? Parece que com o passar dos anos entramos em um processo de “emburrecimento”. Esquecemos de que coisas simples e estratégias podem determinar nossa capacidade de ser altamente convincentes. Fazem mais de 15 anos venho me dedicando a estudar, compreender e vivenciar os mecanismos que tornam qualquer pessoa um ser humano altamente persuasivo. Acredito que um meio bem importante é usarmos nossa percepção. Descobrindo que pequenos gestos, simples e bem articulados nos tornam oradores capazes de encantar plateias e vender idéias, produtos, serviços ou melhor promover transformações positivas no mundo que vivemos.

Os dias passam e o bebê começa a produzir os primeiros sons produzidos. Imitando os sons dos adultos nascem as primeiras palavras. Com o tempo todos nos tornamos habilidosos falantes no que diz respeito a produzir o som da fala. Claro, muitos falam em termos qualitativos com má dicção, não tem boa pronúncia, respiração inadequada, pouco articulação, isso empobrece a qualidade da fala. A família, a escola, igreja, a mídia e a sociedade nos constroem seres falantes.

Para melhorar nossas relações pessoas precisamos saber falar bem e principalmente saber ouvir. No mundo do trabalho quem tem mais sucesso profissional e financeiro são as pessoas que falam espetacularmente bem. Raramente você vai encontrar um habilidoso falante com dificuldades de oportunidades profissionais, de conquistar pessoas, de criar redes de relacionamento. O que notamos é quem não existe uma escola da voz, onde se possa aprender como falar em público de maneira cativante e convincente. Então construímos essa proposta de um treinamento e livro sobre a Comunicação Verbal – Oratória, a arte de falar em público.

Agora vamos dar dicas práticas de como melhorar essa sua performance. Imagine que a capacidade de produzir som, voz, fala tem a ver com um trinamento adequado. Qualquer pessoa pode ter uma voz cativante e convincente. Pense na diferença qualitativa que é ouvir a leitura do texto bíblico As Bem aventuranças na boca de qualquer leitor e o mesmo texto sendo lido, interpretado pela voz de Cid Moreira. Uma tremente diferença. Ele faz com emoção, cada palavra expressa exatamente a emoção que quer transmitir. Então uma boa dica para quem quer ser mais cativante com a voz é falar com emoção. Quando falamos de alegria e entusiasmo nossa voz desse expressar isso, sem deixar dúvidas. Se a ideia é passar credibilidade, seriedade, confiança devemos falar com a emoção adequada ao objetivo da fala. Podemos treinar isso declamado poemas. A poesia é um veicula da emoção transformado em palavras, nossa missão é fazer as palavras produzirem sons que expressem emoção. Quero compartilhar aqui um belíssimo conceito que tomei conhecimento sobre a fala; “A voz são nossas emoções transformadas em sons”. Busque ser emocionante e emocionar as pessoas.

Edemilson Canci
Locutor, Apresentador de Rádio e Tv e Especialista em Comunicação pela PUC/SP




 
Categorias

Dicas de Sucesso


Tags

autoestima comunicacao alfabeto confianca emocao diccao fala empreendedor sucesso relacoes humanas era digital prosperidade riqueza conquistas semear empreendedorismo
Newsletter
(47) 3041-2426 viax@viaxedu.com Redes Sociais
       

Menu Institucional

» Home
» Sobre nós
» Cursos Online
» Cursos Livres Presenciais
» Educação Corporativa
» Dúvidas Frequentes
» Blog
» Contato
Certificados
Formas de Pagamento